quinta-feira, 23 de junho de 2011

Crescimento brasileiro, como aproveitar esta onda?

Todos os economistas concordam com uma coisa: a economia brasileira irá crescer nos próximos 15 anos. E para os empresários fica a pergunta+ o que fazer para aproveitar esta onda de crescimento?

O crescimento do Brasil depende de alguns vetores que se alinhados e sincronizados promoverão um crescimento sustentado gerando excelentes oportunidades de negócio:

1 - Educação: o Brasil precisa investir em educação maciçamente, desde a educação básica até a de nível superior. Este investimento não será feito somente pelo Governo, temos aqui uma oportunidade de investimento em escolas técnicas ou de primeiro e segundo-grau já que a renda da população está crescendo e como a qualidade do ensino público é baixa aumentará a procura por escolas privadas. Nos últimos anos, somente no segmento de franquias de escolas de idiomas houve um acelerado crescimeno. A rede CNA é um bom exemplo: firmou 50 novos contratos só de janeiro a março deste ano. A meta para 2010 era de 100 novas unidades. Isso significa que 50% da meta já foram cumpridos em apenas três meses.

2 - Saúde: os serviçõs públicos de saúde são de péssima qualidade e as classes C e D estão cada vez mais contratando planos privados de saúde. O paulista Fleury, um dos maiores grupos de exames de diagnósticos do país acaba de criar uma marca nacional focada nas classes B e C chamado a+ Medicina Diagnóstica, já lançada em sete estados e somente no RS investirá R$ 52 milhões nos próximos 3 anos.

3 - Infraestrutura e Habitação: saneamento, água, pavimentação, mobilidade urbana e moradia devem receber fartos investimentos. Só em moradia para as classes C,D e E temos um déficit de 31 novas moradias até 2023. O programa Minha Casa Minha Vida atenderá parte desta demanda mas deveremos encontrar outras formas de abastecer este mercado.

4 - Eletrodomésticos e Móveis e outros: devido a esta expansão imobiliária nestas classes sociais aumenta a procura para a compra de linha branca (geladeira, fogão),eletrodomésticos e móveis de baixo custo, computadores, celulares e banda-larga. Para isto precisaremos de uma expansão do varejo focados nestas classes sociais bem como a expansão  e facilitação do crédito como forma de atender estas demandas.
 riso

5 - Turismo: o poder aquisitivo da população aumentando cresce a demanda para turismo - hotelaria, pacotes turísticos, passagens aéreas, locação de automóveis e agências de turismo devem crescer. Vide o crescimento do número de vôos e aeroportos bem como o de agências de turismo. Um bom exemplo disto é a CVC maior rede de agências de turismo do país que tem atualmente 642 lojas em todo o país, devendo chegar a 760 até o final do ano e a mil no final de 2013, trabalhando com uma perspectiva de 40 milhões de novos consumidores de pacotes turísticos nesta década.


O desafio do país é grande porque embora estas oportunidades sejam reais certamente o investimento necessário para que tudo isto aconteça não será feito apenas pelo governo.

Para a iniciativa privada é possivel captar parceiros investidores internacionais e mesmo nacionais, mas o governo deverá pensar seriamente em privatizar os serviços públicos nos moldes da europa e USA sob pena de perdermos esta concentração e alinhamento de variáveis positivas para o crescimento e sermos atropelados pelos outros países em desenvolvimento como China, Índia e Rússia.

Quer saber mais sobre isto e aproveitar este cenário positivo fale conosco clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário